“Lojas Chinesas E Outros Negócios”

Dia 15 de Maio, pelas 18h00, no 4.º andar do Museu do Oriente, mais uma sessão de DIÁLOGOS E VIAGENS – COMUNIDADES ASIÁTICAS EM PORTUGAL, uma iniciativa promovida pela Fundação Oriente e coordenada por Jorge Macaísta Malheiros (Professor do Centro de Geografia Estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), cujo objectivo é promover o diálogo entre os “lusos” e as comunidades asiáticas e contribuir para o reforço das relações interculturais. Pretende-se ainda divulgar aspectos sociais e culturais associados às comunidades asiáticas residentes em Portugal, bem como debater os contributos das comunidades asiáticas para a dinâmica de transformação e inovação social das sociedades urbanas em Portugal e na Europa. Ainda há tempo para publicar os resultados de estudos científicos sobre diversos aspectos da imigração asiática para a Europa, que contribuem para dissipar mitos e estereótipos.

Nas últimas décadas, assistiu-se a uma expansão do número de estabelecimentos comerciais asiáticos em Portugal. Neste contexto, surgiu a questão das “lojas chinesas” e das Chinatowns, que têm sido alvo de polémica em várias cidades europeias, incluindo Lisboa.

Afinal, o comércio de proprietários asiáticos deveria ser espacialmente concentrado ou não? Existem locais corretos e incorretos para lojas de proprietários asiáticos? Os comerciantes asiáticos, nomeadamente chineses, têm privilégios dos quais os comerciantes indígenas não beneficiam em termos de impostos ou de acesso a crédito; ou essa ideia é apenas um preconceito? E já que isso é um preconceito, qual é a sua intenção? E qual a contribuição desses estabelecimentos para o emprego, o produto e a receita tributária?

Estas são algumas das questões que se pretendem abordar num debate cujo quadro se situa ao nível da importância da presença dos estabelecimentos comerciais asiáticos para a dinâmica económica e urbanística das cidades onde se encontram.

Informação adicional:

Entrada gratuita – Sujeito a confirmação para dci@foriente.pt